estimular criatividade e inovação através da música
O programa educacional Pangeia Instrumentos tem como objectivos :
estimular a criatividade | desenvolver capacidades musicais e artísticas | aumentar a auto-estima | ecorajar o espirito de equipa
ATELIERS O programa educacional Pangeia Instrumentos conta com dois tipos de ateliers. Os ateliers de música em que aos participantes é dado a conhecer um conjunto de regras simples para tocar os instrumentos e são convidados a executar jogos e exercícios musicais que realizam em conjunto. São feitas gravações com um computador portátil e um CD com as gravações finais é oferecido aos participantes.
Os ateliers de construção de instrumentos musicais são uma oportunidade de cada participante explorar a sua criatividade e construir o seu próprio instrumento. Os instrumentos podem ir do mais simples ao mais complexo feitos de bambo, cabaças, materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.
Dossier de propostas, se pretender pode fazer download (aqui)
O programa educacional Pangeia Instrumentos tem vindo a ser implementado em centros culturais, escolas, centros comunitários, museus e galerias tanto a nível nacional como internacional e para todos os grupos etários.
PROJECTOS EM 2010
PANGEIA INSTRUMENTOS no BIG BANG Festival de Música e Aventura para a criança.
ver programa aqui
PANGEIA INSTRUMENTOS NO MUNDO
DESIGN AND MUSIC FOR DIALOGUE (Jan/Março) - O Programa educacional Pangeia Instrumentos foi largamente implementado em 2005 no condado de Lincoln no Reino Unido, durante a exposição que esteve patente na galeria principal do The Hub Centre for Design and Craft Making em Sleaford numa parceria com a Câmara Municipal de North Kesteven e a Fundação Caloust Gulbenkian. Os ateliers consistiam em expandir o potencial da exposição ao transformar a galeria principal num espaço de performance e explorar o diálogo criativo que resultava da interacção dos participantes com os instrumentos colectivos. Os participantes seguiam trajectos que sugerimos e iam criando a sua própria performance em pequenos grupos tocando os instrumentos que faziam parte de cada trajecto. Em seguida o atelier continuava no quarto andar do centro onde se iniciava o atelier de construção e onde cada participante construia o seu próprio instrumento musical.
Eis um comentário de um professor : "Observei como a minha turma progredia desde tocar livremente, e fazer tanto barulho quanto podiam, até uma forma de tocar mais sensível e musical escutando-se uns aos outros e reagindo aos diálogos musicais com os parceiros. Como audiência, eles praticaram as suas aptidões de ouvintes activos e críticos fazendo comentários reflectidos. Para mim, o sentimento de intimidade e conexão entre nós quando nos sentávamos à volta da harpa totem, tocando e ouvindo-nos (durante um período de tempo considerável), foi o mais satisfatório." Ruth Dale
e um comentário de um dos alunos : "Eu não sabia o que tocar, mas quando me sentei em frente da harpa totem simplesmente comecei a tocar." Connor Willis-Humbles (idade 10)
Realisamos workshops com a Kirkby La Thorpe School, Kesteven & Sleaford High School, Billinghay Primary School, Our Lady of Good Council School e um grupo de educação especial de adultos MACA Music. Ateliers mais curtos, visitas guiadas á exposição e demonstrações foram também realizados aos Sábados e Domingos.
HARBOURFRONT CENTRE, TORONTO, CANADA - fomos convidados a realizar uma série de ateliers de música e de construção no Harbourfront Centre, o maior centro cultural do Canada. Integrados no festival All Over The Map: The Language of Music apresentamos também dois concertos de Victor Gama e uma exposição dos Pangeia Instrumentos.
FESTIVAL SONS EM TRÂNSITO, PORTUGAL - realizamos ateliers de contrução de instrumentos musicias em quatro escolas secundárias de Aveiro e vários ateliers de música com os instrumentos Pangeia para escolas na Casa das Artes de Famalicão.
Para mais informações sobre os ateliers Pangeia Instrumentos contacte-nos: .